Agentes da polícia de Bellevue, cidade próxima a Seattle, nos Estados Unidos, foram acionados na sexta-feira após um museu militar alertar sobre uma peça incomum oferecida à instituição. A peculiar chamada levou os policiais a descobrirem uma garagem contendo um míssil Douglas AIR-2 Genie, projetado para transportar uma ogiva nuclear.
De acordo com o comunicado oficial da polícia, o míssil foi adquirido em um leilão por um morador há alguns anos, após a morte do proprietário original. Um vizinho que encontrou o equipamento abandonado decidiu oferecê-lo ao Museu Nacional da Força Aérea em Dayton, Ohio. Os policiais, ao chegarem ao local, identificaram o míssil não guiado da Guerra Fria, que foi disparado apenas uma vez em 1957, com a produção encerrada em 1962.
O esquadrão antibombas assegurou que não havia ogiva na garagem, nem traços de explosivos ou combustíveis. O departamento de polícia de Bellevue compartilhou, no Twitter, uma nota mencionando que a situação era única e fazendo uma referência à música “Rocketman” de Elton John, indicando que uma chamada semelhante pode não ocorrer por muito tempo.
Em entrevista à BBC, um porta-voz da polícia esclareceu que o incidente não foi sério e que o homem que encontrou o foguete no quintal do vizinho está “extremamente irritado” com a atenção que o caso recebeu na imprensa local. Apesar do alerta, o míssil permanecerá com o morador, que se comprometeu a restaurá-lo antes de eventualmente doá-lo a um museu.
Com informações do jornal O Globo.