Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que esperavam receber o 13º salário no primeiro semestre do ano terão uma surpresa. O Ministério da Previdência Social deve alterar o cronograma de liberação do benefício a partir de 2024.
Desde 2020, devido à pandemia, o pagamento do 13º salário do INSS foi adiantado para o primeiro semestre. Naquele momento, os idosos, que são grupo de risco para a Covid-19, puderam antecipar o saque para usar em possíveis emergências. Até 2023, o cronograma ainda seguiu a mesma ordem.
Quando vai ser pago o 13º salário do INSS?
A data de pagamento do 13º salário do INSS será alterada a partir de 2024. De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, o governo federal não tem planejado adiantar o abono natalino, como o 13º salário é conhecido, nesta ocasião.
Com isso, a legislação vigente sobre o benefício será aplicada, com as duas parcelas sendo pagas nos meses de agosto e novembro. Até 2023, o primeiro pagamento era feito em maio e o segundo em junho.
Leia Também:
- Greta Thunberg recebe “aviso final” em julgamento
- Surpreendente: primeira imagem capturada de filhote de tubarão-branco recém-nascido impressiona o mundo; VEJA FOTOS
- Inquérito contra Ibaneis Rocha sobre o 8/1 é arquivado pelo MPF
Calendário do 13º salário do INSS
Os segurados poderão consultar o valor a receber do 13º salário do INSS dois dias antes do início do calendário de pagamento. A primeira parcela corresponderá a 50% do benefício previdenciário, enquanto a segunda parcela será descontada em função do Imposto de Renda para os contribuintes.
A primeira parcela será paga junto com o salário de agosto e a segunda parcela, junto com o salário de novembro.
Repercussão da mudança
A alteração na data de pagamento do 13º salário do INSS tem gerado preocupação entre os aposentados e pensionistas. O benefício é esperado ansiosamente por esses grupos, que dependem desses valores para complementar a renda, quitar dívidas ou até mesmo antecipar alguma despesa.
É importante frisar que até então não foi divulgada nenhuma orientação oficial de driblar esta situação. No entanto, é fundamental que os beneficiários se planejem financeiramente para essa alteração e busquem alternativas para manter as finanças em dia, considerando a nova data de recebimento da gratificação natalina.
Espera-se que o Ministério da Previdência Social forneça mais informações e detalhes sobre a mudança no pagamento do 13º salário do INSS nos próximos meses, a fim de esclarecer todas as dúvidas dos segurados.
Fique atento às atualizações do calendário de pagamentos do INSS para evitar surpresas e planejar a melhor maneira de usar seu benefício.