Um perfil oficial do setor diplomático de Israel utilizou sarcasmo nas plataformas de mídia social para criticar o Brasil, acusando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o Holocausto.
Fontes do governo brasileiro, ao serem questionadas pela CNN, repudiaram a atitude, classificando-a como “baixaria” e afirmaram que o presidente nunca contestou os eventos relacionados ao genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Before or after @LulaOficial went full on Holocaust denier? https://t.co/lI5tuLLL3o
— Israel ישראל 🇮🇱 (@Israel) February 20, 2024
Na rede X, a conta “Israel” da chancelaria do país, compartilhou uma publicação com a bandeira do Brasil que questionava “o que vem à sua cabeça quando pensa no Brasil?” e acrescentou o seguinte comentário: “antes ou depois de Lula negar o Holocausto?”
No último domingo, Lula fez uma comparação entre a invasão de Gaza por Israel, em resposta ao ataque do Hamas, e o genocídio dos judeus por Hitler. Essa declaração provocou uma forte reação do governo israelense, que o declarou persona non grata. Importante destacar que, apesar da controvérsia gerada, em nenhum momento Lula nega o Holocausto.
Fontes do Itamaraty informam que, por enquanto, não planejam responder à provocação. Essa declaração de Lula acontece após uma nova publicação do embaixador israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (20), reiterando a exigência de desculpas por parte de Lula.
Com informações de CNN