O programa Bolsa Família, uma importante iniciativa do Governo Federal para apoiar cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade econômica, apresentará novidades para seus beneficiários em fevereiro. Desta forma, três significativas mudanças prometem trazer um alívio no orçamento dessas famílias.
Os Benefícios e Mudanças no Bolsa Família
A primeira grande mudança é a isenção do pagamento de aluguel. Com a integração ao Minha Casa, Minha Vida, os beneficiários do Bolsa Família que tenham algum financiamento imobiliário agora estarão livres desta despesa. Esta medida visa beneficiar aproximadamente 750.000 famílias em todo o Brasil.
A segunda novidade é a isenção do pagamento de energia elétrica. Por meio da tarifa social, indígenas e quilombolas que integram o Bolsa Família terão isenção total, desde que o consumo mensal seja de até 50KWh. As demais famílias participantes do programa podem ter uma redução de até 65% em suas contas.
Por fim, haverá uma terceira alteração em fevereiro: um reajuste no valor do benefício. A cada dois meses, é pago o Auxílio Gás, no valor de R$ 102,00 – equivalente a um botijão de gás convencional.
Informações sobre Pagamentos e Beneficiários do Bolsa Família
Os próximos pagamentos estão previstos para os dias 24, 26, 27, 28 e 29 de fevereiro. O benefício é destinado a famílias cuja renda por integrante seja de até R$ 218,00 por mês. Para ser selecionado, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Único, na assistência social de seus municípios, utilizando CPF ou título de eleitor.
As consultas sobre as datas dos pagamentos ou qualquer outra informação sobre o benefício podem ser realizadas através do aplicativo do Bolsa Família ou pelos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 111.
Com estas mudanças, espera-se que a vida dessas famílias se torne um pouco mais confortável, mesmo neste período de instabilidade econômica. Sem dúvida, tais boas notícias são bem-vindas para quem tanto necessita de suporte.