O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente o calendário de pagamentos de fevereiro, que deverão ser depositados após o carnaval do mesmo ano. Os primeiros a receber os recursos serão os aproximadamente 26,28 milhões de segurados que recebem até um salário mínimo.
No total, serão beneficiadas cerca de 39 milhões de pessoas, sendo 33.379.120 beneficiários previdenciários e 5.657.745 de assistência.
Entendendo as datas de pagamento
Segundo o INSS, os primeiros depósitos ocorrerão a partir do dia 23 de fevereiro. A liberação dos valores seguirá o padrão numérico do cartão do benefício, sem levar em conta o dígito após o traço.
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo deverão observar o seguinte cronograma de pagamentos: Final 1 será dia 23 de fevereiro, Final 2 no dia 26, Final 3 no dia 27, Final 4 no dia 28, e assim sucessivamente até o Final 0, que terá o pagamento liberado no dia 7 de março.
Já para os que recebem acima de um salário mínimo, as datas de pagamento serão: Finais 1 e 6 no dia 1 de março, Finais 2 e 7 no dia 4, Finais 3 e 8 no dia 5, Finais 4 e 9 no dia 6, e Finais 5 e 0 no dia 7.
Ajustes nas contribuições do INSS
A partir de fevereiro de 2024, as contribuições para o INSS também passarão por ajustes. Esta medida surge na sequência do reajuste do salário mínimo, que teve influência direta no teto do INSS. Com o reajuste, o valor do teto passará de R$ 7.507,49 para R$ 7.786,02.
Além disso, também haverá reajuste no valor da contribuição mensal ao INSS, que também é calculado com base no novo salário mínimo. Os segurados do INSS poderão consultar o novo extrato com o valor reajustado das contribuições e as datas dos pagamentos tanto pelo aplicativo quanto pelo site do Meu INSS.