O programa assistencial Vale Gás 2024, da prefeitura de Ponta Grossa e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inicia seu período de pré-cadastros a partir do dia 12 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever através do site oficial da prefeitura.
O objetivo do Vale Gás
Visando auxiliar economicamente famílias de baixa renda, o Vale Gás oferece cargas de gás de cozinha por um preço reduzido. O programa já beneficiou diversas famílias em situação de vulnerabilidade econômica durante o apogeu da pandemia. “O Vale Gás tem sido um compromisso meu que tem feito uma enorme diferença na vida das pessoas. Em 2023, mais de 7,2 mil cargas de gás foram distribuídas através do programa”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
Como se cadastrar no Vale Gás?
Os cidadãos interessados em aderir ao programa poderão realizar seu cadastro online ou presencialmente em locais selecionados, em etapas do programa Feira Verde. Bruno Costa, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esclarece que “para ter direito a duas cargas de gás são necessários 40 quilos de recicláveis. As recargas serão liberadas após a análise dos cadastros”.
Mudanças significativas na iniciativa
Algumas alterações foram implementadas no Feira Verde, como parte do Programa Comida na Mesa, a fim de aumentar a oferta de alimentos à população. A quantidade de resíduos sólidos necessária para trocar por 1 kg de alimentos caiu de 4 kg para 3 kg. Enquanto o limite anterior de troca era de 80 kg de resíduos por 20 kg de alimentos, agora os cidadãos podem trocar até 90 kg de resíduos por 30 kg de alimentos.
Os cidadãos interessados em adquirir o benefício do Vale Gás devem ficar atentos ao período de início das inscrições em fevereiro. A implementação de iniciativas como estas podem ser de grande ajuda para famílias de baixa renda, aliviando financeiramente sua carga mensal.