Embora o pagamento de um 13º salário tenha sido desconsiderado, as famílias ainda podem fazer uso da Poupança Social Digital para recebimento do Auxílio Brasil e demais políticas públicas.
Auxílio Brasil e Novo Programa Social
Visando um upgrade no Bolsa Família, o governo anunciou ainda em 2023, o Auxílio Brasil. Com valores mais atrativos, superando ao menos em um terço o valor recebido anteriormente pelo Bolsa Família, o Auxílio Brasil surge como resposta a críticas envolto ao combate à desigualdade social.
Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, o novo programa social pretende alcançar cerca de 21 milhões de beneficiários pelo país. Esse novo programa trará benefícios como:
- Auxílio primeira infância,
- Auxílio criança cidadã,
- Auxílio esporte escolar,
- Auxílio inovação cidadã,
- Auxílio sustentação sênior.
No entanto, com valores mais atrativos, o Auxílio Brasil ainda não teve sua data de lançamento oficial confirmada. A expectativa é que ele comece a ser pago no começo do segundo semestre de 2023. Apesar disso, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, já deu sinais de que esse prazo pode ser prorrogado.
O valor do Auxílio Brasil será algo em torno de R$ 300 por familia, mas pode chegar a R$ 600 em alguns casos. Vale lembrar que o programa ainda está em fase de desenvolvimento, com algumas regras ainda sujeitas a alterações.
Enquanto o novo programa não é implantado, as famílias beneficiárias do Bolsa Família seguem com o pagamento normal do programa, sem a expectativa de um valor extra em dezembro. Contudo, tem se questionado acerca do aumento do valor do programa em 2024, o que poderia servir, também, como uma espécie de “13º do Bolsa Família”.
Conclusão
Considerando o contexto socioeconômico atual, com tantas famílias fragilizadas pela recente crise econômica e pela pandemia do Covid-19, todo tipo de assistência vem a calhar. A ideia do 13º do Bolsa Família era muito bem-vinda, porém, diante da situação atual, é importante que a população saiba que outras formas de auxílio estão sendo estudadas para suprir essa demanda.
O Auxílio Brasil, por exemplo, é uma dessas alternativas. Ainda que não confirmado oficialmente, sua implementação pode ser uma saída viável para combater a desigualdade social e atender a milhões de famílias necessitadas.