Foto: Divulgação/Polícia Civil
Segundo a Polícia Civil, o caso foi descoberto após uma denúncia anônima. Mulher de 87 anos está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Goiânia em estado grave.
Vídeo mostra resgate de idosa abandonada em casa sem comida e com urina pelo corpo
Um vídeo mostra o resgate de uma idosa de 87 anos abandonada em casa sem comida e com urina pelo corpo em Goiânia. Nas imagens é possível ver a vítima debilitada e sem entender o que está acontecendo naquele momento (veja acima).
No vídeo, a equipe de socorrista tenta conversar com a senhora, pergunta o nome dela e se ela consegue se sentar para tomar um copo de água, mas ela não responde as perguntas e diz que “está tudo dentro do guarda-roupa”.
O filho da vítima, de 52 anos, foi preso suspeito de deixar os pais idosos sem comer. Segundo o delegado Alexande Bruno Barros, o suspeito manteve a mãe, que é cadeirante, sem alimentação por pelo menos cinco dias.
O g1 não conseguiu localizar a defesa do filho para que pudesse se posicionar até a última atualização desta reportagem.
A idosa está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Goiânia em estado grave. Como o nome dela não foi divulgado, o g1 não conseguiu atualizar o seu estado de saúde. O marido da senhora, de 92 anos, que também era mantido em cárcere, passou um dia internado e foi liberado aos cuidados de um dos filhos.
Filho é preso suspeito de deixar pais idosos sem comer e com comida podre na geladeira, em Goiânia, Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação
O casal de idosos foi encontrado em situação de extrema precariedade e abandono. A polícia detalhou que a casa estava suja, sem comida adequada e com restos de alimentos na geladeira, que exalava forte cheiro de podridão.
Estado da geladeira e das comidas encontradas na casa de idosos deixados sem comer, em Goiânia — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A idosa, que é cadeirante, foi encontrada acamada e molhada de urina. Segundo a Polícia Civil, ao ver os policiais, ela pediu por ajuda o tempo todo, além de água, comida e atendimento médico ao reclamar de dores no corpo.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para encaminhar o casal ao hospital devido ao estado de desidratação, desnutrição, além de uma escara próximo à nádega que a idosa apresentou.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi descoberto após uma denúncia anônima. O suspeito tinha posse dos cartões dos pais há mais de 1 ano, mas não pagava as despesas que eles precisavam como alimentação, roupas, limpeza da casa e medicamentos necessários para a sobrevivência deles.
A ação aconteceu na última terça-feira (9) e faz parte da 8ª fase da Operação Desumanus realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (Deai).
A Polícia Civil ainda investiga se os quatro irmãos do suspeito tinham conhecimento da situação dos pais, podendo também responder criminalmente caso seja comprovado. Após o flagrante, o homem passou por audiência de custódia, que converteu a prisão em preventiva. A polícia explicou que, além de deixar os pais sem comer, o homem mantinha comida podre na geladeira de casa.
Filho é preso suspeito de deixar pais idosos sem comer e com comida podre na geladeira