foto: reprodução
O local foi descoberto no ano passado, mas a operação foi desencadeada após a polícia acreditar que o bunker passava por obras para continuar sendo usado como esconderijo
A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (11), uma operação na sede de uma ONG na comunidade Parada de Lucas, no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foram até a região para cumprir mandados de busca e apreensão que ajudassem a identificar os responsáveis pela construção de um bunker dentro da organização.
Segundo as investigações, o espaço estava sendo usado pelo crime organizado como esconderijo de armas e criminosos. O local foi descoberto no ano passado. A ação também contou com o apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).
A operação foi desencadeada após a polícia acreditar que o local passava por obras para continuar sendo usado como esconderijo. Os agentes investigam se a ONG foi criada por traficantes para ser usada de forma que não levantasse suspeitas.
Não houve registro de confronto na localidade, nem de feridos. A Polícia também não informou o balanço da operação. Em maio de 2023, 17 traficantes foram presos dentro do bunker. Na ocasião, também foram apreendidos 15 fuzis, uma metralhadora, milhares de munições e granadas, entre outros materiais.
A ação ocorreu após informações de que bandidos chefiados por Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, planejavam invadir comunidades comandadas por facções rivais. A comunidade de Parada de Lucas teria sido escolhida como base.