A ex-deputada federal Joice Hasselmann criticou o uso de memes pelos canais oficiais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ironizar o vereador Carlos Bolsonaro, que foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (29).
O meme “toc, toc, toc” foi utilizado após Joice, em junho de 2022, ainda como parlamentar, simular batidas na porta do ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro, Milton Ribeiro, que havia sido preso na época.
O perfil do governo federal no Instagram publicou uma imagem de uma mão batendo em uma porta e a mensagem “toc, toc, toc”, recomendando que a população abra a porta para agentes comunitários de saúde.
Joice considerou a ação de comunicação de Lula desnecessária e desrespeitosa com o aparelho do Estado. Ela destacou que, como uma figura pública, o governo deveria manter neutralidade e não utilizar o aparato do Estado para esse tipo de comunicação.
“Nesse caso, realmente, o governo pisou na bola, porque não se usa o aparato do Estado para fazer esse tipo de coisa. Bolsonaro usou muito, e uma das coisas que sempre critica foi isso. O governo atual deveria ser diferente. E agora, nesse momento pelo menos, fez igual fazer”, afirmou Joice.
Na segunda-feira, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito da investigação sobre a atuação da chamada “Abin Paralela” no governo Bolsonaro. A nova ação visa pessoas que foram destinatárias de informações produzidas ilegalmente pela agência de inteligência do governo federal.
Os relatórios produzidos pela Abin sob Bolsonaro e o uso do software espião First Mile estão no centro da investigação. Os investigadores afirmam que oficiais da Abin e policiais federais produziram relatórios por meio de ações clandestinas, sem qualquer controle judicial ou do Ministério Público.
Com informações Folha de São Paulo