foto: reprodução
O governo do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira (15) que irá disponibilizar o Cartão Recomeçar, no valor de R$ 3 mil, em parcela única, para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade afetadas pelo temporal do último fim de semana. Estima-se que 30 mil famílias serão beneficiadas, com os recursos sendo liberados até a próxima semana. O governador Cláudio Castro confirmou que o número de mortos devido ao temporal subiu para 12, incluindo uma vítima do Chapadão, na Pavuna, Zona Norte do Rio.
O Cartão Recomeçar, oferecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, visa ajudar a população em situação de vulnerabilidade após desastres naturais. O benefício, concedido em forma de cartão de débito, possibilita a compra de materiais de construção, mobiliário residencial e eletrodomésticos.
Para ter direito ao benefício, o município precisa declarar calamidade pública ou emergência de nível II ou III, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos na época do ocorrido. É necessário comprovar que o imóvel foi atingido ou os móveis danificados.
As prefeituras serão responsáveis pelo cadastro das pessoas atendidas, e o governador anunciou uma reunião com o secretário nacional de Defesa Civil, prefeitos da Baixada Fluminense e o presidente Lula para tratar sobre o Rio Botas, uma obra de R$ 730 milhões que se tornou essencial diante das novas realidades climáticas. O “cartão recomeçar” será distribuído na próxima semana.