O que é Urina com cheiro forte?
Embora o cheiro exalado pela urina não seja dos mais agradáveis, em alguns casos, esse odor pode ser mais intenso que o normal. A urina com cheiro forte está relacionada a diversos fatores, entre eles, a pouca ingestão de água e até mesmo o indício de condições de saúde mais graves.
Esse cheiro característico pode variar de pessoa para pessoa, mas, no geral, é descrito como amoníaco, sulfuroso ou adocicado.
Na maioria dos casos o mau cheiro indica uma urina pouco diluída. Além disso, o xixi costuma ter um tom amarelo forte.
Causas
A urina carrega altas quantidades de ureia. Por isso, quanto maior a quantidade dessa substância no xixi, mais forte e característico será seu odor. Vários fatores podem causar urina com cheiro forte, entre eles:
Fístula na bexiga
A fístula urinária é um termo usado para descrever a comunicação anormal entre um órgão do sistema urinário e outros órgãos que, geralmente, não estão relacionados com a passagem da urina.
Desidratação
Quando não bebemos água suficiente, a urina pode ficar mais concentrada, resultando em um odor mais forte. A desidratação também causa outros sintomas nada agradáveis, como boca seca, cansaço excessivo, dor de cabeça e sensação de sede constante.
Nesse caso, é fundamental ingerir a quantidade recomendada de água por dia: pelo menos 2 litros.
Insuficiência hepática
Doenças do fígado podem afetar a composição química da urina, resultando em um cheiro alterado.
De acordo com um estudo feito em 2012, publicado no jornal científico Hippokratia, a insuficiência renal pode alterar o odor da urina.
Fenilcetonúria
Apesar de raro, distúrbios metabólicos como a fenilcetonúria, uma doença rara e congênita, podem afetar o odor do xixi.
Infecção urinária
A urina com cheiro forte pode ocorrer devido à presença de bactérias, como aquelas responsáveis pela infecção urinária.
Diabetes
Pessoas com diabetes não controlado podem excretar substâncias cetônicas pela urina, resultando em um cheiro adocicado.
Alimentação e medicamentos
Determinados alimentos como aspargos, café, cebola e alho também podem afetar o cheiro da nossa urina. Assim como alguns medicamentos, incluindo vitaminas.
Sintomas
Além da urina com cheiro forte, outros sintomas podem estar presentes, dependendo da causa. Confira os principais:
- Dor ou ardor ao urinar
- Aumento da frequência urinária
- Urgência urinária
- Mudança na cor da urina
- Presença de sangue na urina
- Febre e calafrios (em casos de infecções urinárias)
Urina com cheiro forte pode ser gravidez?
Durante a gestação, algumas mulheres podem experimentar mudanças no cheiro do xixi devido às alterações hormonais e às necessidades metabólicas do corpo.
Mas é importante frisar que o odor forte na urina não é um indicador direto de gravidez. Os métodos mais precisos para confirmar a gestação incluem o teste de gravidez em casa, que detecta a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina, e o exame de sangue, que pode fornecer resultados mais precisos.
Buscando ajuda médica
Normalmente, as alterações no odor da urina são temporárias, pois essas mudanças nem sempre são sinais de doenças graves.
Contudo, caso você sinta febre, calafrios, ardor ao urinar ou dores nas costas ao mesmo tempo em que tem urina com cheiro forte, busque ajuda médica o mais rápido possível. Esses podem ser sinais de uma infecção no trato urinário.
As especialidades que podem diagnosticar as causas da urina com cheiro forte são clínicos gerais, urologistas e ginecologistas.
Tratamento
O tratamento para a urina com cheiro forte vai depender da causa principal. Assim, os médicos podem indicar terapias medicamentosas, mudanças no estilo de vida, controle da dieta ou outras intervenções, dependendo do diagnóstico.
Entre os medicamentos que podem ser indicados, estão os antibióticos em caso de infecção, e o controle adequado da insulinoterapia, no caso de diabetes, por exemplo. Mas apenas o médico será capaz de fazer essa avaliação e prescrever a medicação correta.
Mesmo sem saber a causa subjacente, muitas vezes, o mau cheiro na urina é resultado de desidratação. Neste caso, a dica é beber muito líquido para diluir a alta quantidade de ureia no xixi e observar se esse sintoma melhora com o tempo.
Referências: Sociedade Brasileira de Urologia; Ministério da Saúde; Hur Em e col. Trimethylaminuria (fish malodour syndrome) in chronic renal failure. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3738402/.
Créditos: Minha Vida Saúde.