A carteira do idoso, um documento disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), tem apresentado cinco benefícios surpreendentes que facilitam o dia a dia do público com mais de 60 anos. Trata-se de um recurso bastante útil que pode ser solicitado pelo portal Gov.BR.
Quem Pode Solicitar a Carteira do Idoso?
Em primeiro lugar, para ter direito à solicitação da carteira do idoso, é necessário ter 60 anos ou mais. Em segundo lugar, o requerente deve ter uma renda máxima de até dois salários mínimos.
Vale mencionar que essa renda inclui o pagamento de benefícios do INSS e do Benefício de Prestação Continuada. Os documentos necessários para a solicitação são: um documento de identificação, CPF e um comprovante de renda. Assim que for aprovada, a carteira do idoso será emitida e estará pronta para ser usada.
Leia Também:
- Tarcísio puxa Bolsonaro para o lado de Nunes
- PGR diz a Moraes que é contra ida de Daniel Silveira para o semiaberto
- Dança das cadeiras movimenta IBGE e Inmetro; entenda
5 Benefícios Oferecidos pela Carteira do Idoso
A carteira do idoso garante diversos benefícios. Abaixo listamos os cinco principais:
- Passagens interestaduais gratuitas: As empresas que realizam viagens interestaduais devem disponibilizar passagens gratuitas para idosos, de acordo com a legislação brasileira.
- Gratuidade no transporte público: Outro benefício é a gratuidade em todas as viagens realizadas em veículos de transporte público.
- Prioridade no atendimento: Segundo o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a atendimento prioritário em órgãos públicos e privados.
- Isenção do IPTU: Em algumas cidades do Brasil, idosos também têm direito a isenção do pagamento do IPTU. Isso, no entanto, varia de acordo com cada município.
- Atendimento jurídico prioritário: Quando idosos estão envolvidos em negociações ou processos jurídicos, eles têm direito a atendimento prioritário.
Este benefício vem para trazer mais facilidade e conforto ao dia a dia do idoso. Assim, o idoso pode ter uma melhor qualidade de vida e desfrutar de seus direitos. É importante ressaltar, no entanto, que cada benefício tem suas regras e condições próprias.