A Caixa Econômica Federal anunciou que moradores de Porto Alegre, que foram prejudicados pela tempestade ocorrida em 16 de janeiro deste ano, terão a possibilidade de realizar saques de até R$ 6,22 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A modalidade, conhecida como Saque Calamidade, é disponibilizada em situações de necessidade “pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência” dos envolvidos.
Como realizar a solicitação para Saque Calamidade?
As solicitações para saque poderão ser realizadas entre 27 de abril e 18 de maio. O processo deverá ser encaminhado por meio do aplicativo do FGTS ou presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal. Apenas os moradores de 76 bairros já estão habilitados para realizar esse tipo de saque. Enquanto que, os residentes de outros 18 bairros, terão o benefício liberado após análise da prefeitura.
O que é preciso para a liberação do saque para moradores dos 18 bairros em análise?
No caso dos moradores dos 18 bairros cujo saque necessita de análise para liberação do benefício, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão, por meio do número 156. Deverão ser fornecidos nome, número de celular, endereço completo e descrição dos danos sofridos na residência. Se o pedido for aprovado pela prefeitura, o morador terá um prazo de 10 dias para realizar o pedido de saque junto à Caixa.
Passo a Passo: Como realizar o saque-calamidade do FGTS?
- Faça o login no Aplicativo FGTS;
- Localize e clique em “Meus Saques”;
- Selecione “Outras Situações de Saques”;
- Escolha o motivo “Calamidade Pública”;
- Especifique a localidade como Porto Alegre;
- Clique em “Continuar”;
- Escolha a forma de recebimento do FGTS;
- Faça o upload dos documentos necessários;
- Verifique se todos os anexos estão corretos;
- Confirme a solicitação para realizar o saque-calamidade do FGTS.
Quais são os bairros habilitados e quais estão em análise?
Os bairros automaticamente habilitados para o saque incluem Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Arquipélago, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista, entre outros. Vale lembrar que os bairros que necessitam de comprovação das perdas incluem Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, entre outros.
Decisão segue o decreto de situação de emergência
Essa decisão se segue ao reconhecimento, por parte do governo federal, do decreto de situação de emergência, anunciado pela prefeitura de Porto Alegre, após a tempestade de 16 de janeiro. O valor de saque disponibilizado dependerá do montante existente na conta do beneficiário no momento da realização do pedido.