Segundo informe noticiado pelo âncora da Globo, Cesar Tralli, o governo federal realizou mudanças no programa Farmácia Popular, visando beneficiar os titulares do programa Bolsa Família. Agora, os beneficiários terão acesso gratuito a uma lista de 40 medicamentos.
Mudanças na lista de medicamentos do programa
Antes das novas regras, a lista de medicamentos do Farmácia Popular era dividida em duas partes: uma com acesso gratuito e outra com desconto de 90%. Com a alteração, medicamentos que antes tinham um desconto, agora serão gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família.
Nessa nova lista estão incluídos quatro tipos de anticoncepcionais, dois tratamentos para a Doença de Parkinson, três opções de sinvastatina (usada para controlar o colesterol), três medicamentos para rinite, além de fraldas geriátricas. Sem dúvida, essa é uma notícia que alivia muitas famílias que dependem desses recursos para cuidar da sua saúde.
Leia Também:
- Alckmin: ‘Patriota é quem defende a lei. O contrário disso é golpista’
- Lula estende recesso de final de ano e adia retorno a Brasília
- Último Minuto: ataque mata mais de 100 no Irã e eleva risco de conflito amplo no Oriente Médio
Como se inscrever no Bolsa Família?
Para ter acesso a esses benefícios, é necessário estar inscrito no Cadastro Único com os dados corretos e atualizados. Esse cadastro é realizado em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).
O cadastro exige a apresentação do CPF ou do título de eleitor. Para se qualificar para o Bolsa Família, é preciso que a renda mensal por pessoa da família seja de até R$ 218,00.
Essa medida, realizada pelo governo federal, vem para auxiliar muitas famílias que dependem dos medicamentos disponibilizados pelo programa Farmácia Popular e que, muitas vezes, não têm condições de arcar com os valores, mesmo com o desconto antes oferecido.