O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o alto número de pessoas que são formadas em Direito no país. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 6, durante a cerimônia de credenciamento do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
“Me parece que o Brasil é um dos países que mais formam advogados no mundo”, disse o presidente. “Nem a China e a Índia juntos, que formam 2,6 bilhões de habitantes, formam mais advogados que o Brasil.”
Além disso, Lula defendeu a ampliação na formação de estudantes em ciências exatas. De acordo com o petista, essas matérias são consideradas “primordiais para o desenvolvimento de uma nação”.
Ao todo, um em cada 164 habitantes no Brasil é advogado
O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante no mundo. Para cada 164 habitantes, um atua naquela profissão.
Em números absolutos, o país perde apenas para a Índia, que tem 2 milhões de advogados. O Brasil tem 1,3 milhão de profissionais formados em Direito.
Lula quer mais gastos com educação
O presidente lembrou que os críticos da atual educação brasileira tendem a elogiar o nível educacional de países do Sudeste Asiático, que investiram no setor e ampliaram as vagas.
“A gente cita Singapura como exemplo, e Taiwan, que é um ‘paisinho’ pequeno”, disse Lula. “E, no Brasil, toda vez que você tenta dar oportunidade para todos, dizem: ‘A gente vai cair de qualidade’.”