A apresentadora Maryan Moshiri, da BBC Internacional, foi filmada ao fazer o famoso gesto obsceno do dedo do meio levantado pouco antes de começar a ler as manchetes do dia. O flagrante, que aconteceu nesta quinta-feira (7), foi postado na conta no Twitter do Clean Feed, um site dedicado a notícias do mundo da TV, e rapidamente viralizou. Veja:
Após a repercussão do vídeo, internautas levantaram algumas hipóteses que poderiam explicar o gesto de Maryan.
Uns atribuíram a conduta ao fato de que a taxa obrigatória paga pelas residências britânicas para assistir aos canais da BBC não seria aumentada com base na inflação — notícia que foi confirmada na própria quinta.
Outros sugeriam que o comportamento pudesse estar relacionado ao testemunho do ex-primeiro-ministro Boris Johnson em uma comissão parlamentar de inquérito sobre a condução da pandemia e o escândalo do Partygate, as festas realizadas na sede do governo durante o lockdown.
A BBC não comentou o ocorrido, mas a apresentadora usou sua conta pessoal no Twitter para se explicar.
“Olá a todos. Ontem, pouco antes do início do boletim, eu estava brincando um pouco com a equipe no estúdio. Estava fingindo fazer uma contagem regressiva enquanto o diretor fazia a contagem regressiva de 10 a 0, usando os dedos para mostrar cada número. Então, de dez dedos levantados, terminou com um só no final”, escreveu.
“Foi uma brincadeira interna com a equipe, e sinto muito que tenha ido ao ar! Não era minha intenção que isso acontecesse e sinto muito se ofendi ou chateei alguém.”
Maryan Moshiri é uma jornalista experiente e um dos principais nomes do elenco de apresentadores da BBC. Em 2019, tornou-se apresentadora-chefe de notícias da BBC World News e da BBC News. Ela começou sua carreira como repórter de negócios da Independent Radio News, antes de ingressar na BBC, em 2003.
R7