O ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido com pompa e circunstância na Argentina na noite desta quinta-feira (7). Ele desembarcou no aeroporto de Buenos Aires por volta das 21h30 e foi cercado por um efetivo da Polícia Federal argentina.
Bolsonaro foi recebido pelo assessor de campanha de Javier Milei, o presidente eleito da Argentina. Giovanni Larosa afirmou que a presença do ex-presidente nos eventos de posse de Milei foi um pedido do próprio presidente eleito.
“Todo esse operativo que você está vendo aqui é como se fosse mais um presidente”, afirmou Larosa.
Questionado se teria um tratamento de chefe de Estado, Bolsonaro respondeu: “Parece que sim, né”.
Bolsonaro está na Argentina para participar da posse de Milei, que será realizada no dia 10 de dezembro. Ele também deve se reunir com outros líderes políticos argentinos.
Detalhes ainda estão sendo acertados
Os detalhes da participação de Bolsonaro nos eventos de posse de Milei ainda estão sendo acertados com a chancelaria argentina. Segundo Giovanni Larosa, o ex-presidente deve participar da cerimônia de posse, mas também pode se reunir com outros líderes políticos argentinos, seu assessor e advogado Fábio Wajngarten está na comitiva de Bolsonaro e cuida das questões de sua estada no país.
“Só falta confirmar quem vai estar com ele, sabemos que [a ex-primeira-dama] Michelle Bolsonaro estará”, afirmou Larosa à Folha.
Bolsonaro é o primeiro ex-presidente brasileiro a visitar a Argentina desde a eleição de Alberto Fernández, em 2019.