Foto: Divulgação/TV Globo
Para fazer mais dinheiro, a emissora decidiu vender os roteiros de seus produtos de teledramaturgia para canais interessados no exterior
Uma das maiores produtoras de novelas no mundo, a Globo tomou mais uma iniciativa para maximizar seus lucros e tentar sair de sua crise financeira: a emissora decidiu vender os roteiros de suas produções de maior sucesso para o mercado internacional.
De acordo com informações reveladas pelo site F5, da Folha de S.Paulo, a líder de audiência comercializou textos de diversas produções em feiras de TV promovidas na Europa e nos Estados Unidos. Antes disso, a rede já havia fechado recentemente a venda do roteiro de Avenida Brasil (2012), que está tendo uma versão produzida na Turquia.
Ainda segundo a publicação, entre os textos colocados a venda pela Globo estãoVerdades Secretas (2015), A Favorita(2008), Totalmente Demais (2015) e A Vida da Gente (2011). As escolhas da primeira leva de roteiros não foram feitas ao acaso: o canal selecionou apenas os folhetins que já tiveram boa recepção no internacional com suas versões nacionais.
A Vida da Gente, por exemplo, já foi exibida em mais de uma centena de países. As outras produções escolhidas também foram bem nas vendas e transmitidas ao menos, cada uma delas, para 50 nações ao redor do mundo.
Globo já adotou tática semelhante em outros momentos difíceis
Esta, no entanto, não é a primeira vez que a Globo decide disponibilizar os seus textos para produções em outros países. Na década de 2000, tamém durante outro momento financeiro delicado para a companhia, Vale Tudo (1988) e O Clone(2001) ganharam versões para o público de língua espanhola.
Mais recentemente, a novela Fina Estampa ganhou um remake pela Telemundo com o titulo de Marido en Alquiler, além da série Como Aproveitar o Fim do Mundo, que ganhou uma versão americana lançada pelo canal The CW.