Um jovem australiano estava catando conchas numa praia de Perth, para levar para uma sobrinha, e acabou lutando pela vida em um hospital após ser mordido por um polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena lunulata).
Segundo a emissora australiana 7 News, Jacob Eggington, de 18 anos, tinha catado as conchas numa praia que fica ao sul de Perth, no último domingo (3/12), e dentro de uma delas estava escondido o pequeno polvo. Depois que o jovem colocou os objetos no bolso, foi mordido na perna e sua saúde piorou rapidamente.
Ele foi retirado da praia por paramédicos e levado para o hospital Rockingham General, onde ficou entre a vida e a morte.
A cientista marinha Jennifer Verduin, citada pela emissora, explica que uma mordida do polvo-de-anéis-azuis pode ser fatal em 30 minutos.
Segundo ela, a espécie é tão comum nas praias de Perth que nunca entra na água sem estar vestindo um par de botas apropriadas para andar em recifes.
“Eles são muito bons em se esconder, então normalmente não os vemos com frequência, mas estão lá”, conta Jennifer à 7 News.
Os polvos-de-anéis-azuis “raramente têm mais de 12 cm de comprimento” e normalmente estão bem camuflados.
Quando irritados ou perturbados, os anéis azuis ficam mais evidentes.
Citado pela emissora, o Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações de Perth afirma que a mordida não causa dor e as marcas de perfuração podem não ser visíveis.
“Ocorrerá dormência. Se você tiver o azar de ser mordido, deve manter o membro ferido imóvel, exercer pressão direta sobre o ferimento e procurar atendimento médico urgente”, diz o departamento.
TrendsBR