A TV Globo vem sendo alvo de manifestações e denúncias nos últimos dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV tem feito acusações contra a emissora dos Marinho e aponta alguns descasos da empresa com os funcionários.
Na segunda-feira (13/11), os representantes dos profissionais contratados pela casa se reuniram em frente à sede, no Jardim Botânico e, nesta terça (14/11) já estão protestando nos Estúdios Globo, mais conhecido como Projac, em Jacarepaguá.
Nos vídeos, postados nas redes sociais do sindicato, representado pelo presidente Leonel Querido, as denúncias são diversas: “A política de gestão da TV Globo é ludibriar os empregados. Dizem que tem meritocracia mas na verdade só meia dúzia de puxa sacos são valorizados”, começou a publicação.
E seguiu pontuando: “Dizem que pagam PLR alto, mas esquecem de dizer que o salário tá com 6% de perda só nos últimos 5 anos. Dizem que valorizam os funcionários, mas rebaixam seus planos de saúde, impõem multifunção, obrigam a fazer horas extras não remuneradas e, para piorar, ainda demitem funcionários perto de se aposentarem que dedicaram décadas à empresa”.
No fim, o sindicato ainda acusou a TV Globo de dispensar pessoas com problemas de saúde: “Tem muita gente adoecida na empresa tomando pé na bunda. Enquanto o sindicato existir, estaremos aqui para denunciar esses absurdos”.
View this post on Instagram
Os seguidores do perfil elogiaram a luta: “É uma vergonha! É a mesma coisa de você negar o pão na hora do café com leite para o seu filho! Sem palavras”, comparou um. “@leoneldeesquerda Você é um grande comunicador e está em toda a cidade do Rio de Janeiro 👏👏👏👏👏👏👏”, escreveu outro. “Excelentes colocações… ‘O mau do inteligente é imaginar que todo mundo é desprovido dela’. Estamos juntos!!!”, concordou um terceiro.
Caso de inseto em comida
Após a TV Globo anunciar um “passaralho”, que atingiu nomes conhecidos do público, em abril, uma funcionária de São Paulo achou um inseto na comida servida dentro da empresa, na semana seguinte às demissões. Segundo o Notícias da TV, o bicho estava na couve-flor que foi colocada no prato de uma das repórteres, que não teve seu nome revelado.
De acordo com o site, outros contratados afirmam que casos como esse já aconteceram anteriormente. A alimentação dentro da TV Globo é de responsabilidade da Sapore, que atende diversas concessionárias de TV e afirmou se tratar de um caso isolado: “A Sapore está aberta ao diálogo e mantém sua cozinha à disposição para visitação de quem se interessar”, disse a empresa.
A vítima contou ao portal que chegou ao local para almoçar e, aos se servir, percebeu um inseto parecido com uma barata no meio da hortaliça. Ela afirmou também que o alimento servido é de baixa qualidade. Depois do fato, foi feita uma denúncia ao compliance da TV Globo, que iniciou uma investigação interna.
“Estamos apurando o que aconteceu e aproveitamos para reforçar que seguimos todos os protocolos de segurança alimentar em nossos espaços de alimentação (restaurantes e lanchonetes), assim como monitoramos os indicadores de satisfação e níveis de serviços. E, como você sabe, a Globo não comenta assuntos de Compliance”, declarou a TV Globo, através de nota.
Outros casos já foram denunciados. O Notícias da TV descobriu que, no início deste ano, outros colaboradores encontraram larvas numa garrafa de café deixada para os “clientes” do restaurante. Na ocasião, também foi feita uma queixa para a TV Globo, que multou a prestadora de serviços por ter falhado.
A empresa também já enfrentou problemas em outra emissora: a RedeTV! Em novembro do ano passado, o Sindicato dos Radialistas de São Paulo também se queixou da qualidade da comida servida pela empresa. Na ocasião, ambas disseram que nada havia de errado com os produtos ofertados aos funcionários.
A Sapore emitiu um comunicado sobre o caso: “Pautada pela transparência que sempre norteou nossa atuação no mercado, a Sapore sente-se na obrigação de prestar esclarecimentos sobre os questionamentos apontados em relação à qualidade dos alimentos fornecidos em nossa unidade na TV Globo de São Paulo”, começou.
A nota ainda detalhou a espécie do bicho encontrado pela repórter: “Tão logo recebemos a informação, a área de qualidade acionou o laboratório especializado em análises microbiológicas que identificou como sendo um hemíptero, inseto típico de jardins, que é atraído para ambientes internos pela luz e ou pelo cheiro – fazem parte da classe hemíptera cigarras, cochonilhas, pulgões, percevejos, entre outros”, explicou, antes de continuar:
“Por ter sua estrutura física preservada, é possível atestar que o hemíptero encontrado não passou por qualquer processo de cocção. Além disso, diariamente são realizadas imagens fotográficas dos balcões dos alimentos, em intervalos de 1 hora, e nada foi constatado”, garantiu.
O texto ainda afirmou: “Possuímos equipes de qualidade multidisciplinares, internas e externas, que realizam auditorias mensais para garantir a segurança alimentar em nossos restaurantes. Na segunda-feira, 10 de abril, foi a data em que realizamos a nossa última inspeção nas dependências do restaurante da TV Globo, em São Paulo, e nada de atípico foi registrado. Na ocasião, além da averiguação das instalações, foi realizado treinamento in loco, com toda a equipe, para reforçar os processos de higienização dos alimentos, utensílios, bancadas, superfícies, entre outros”.
E seguiu com o relato: “Nossa companhia segue normas rígidas em todas as suas operações, o que contempla adotar as melhores práticas de armazenamento e estocagem, fabricação, pré-preparo, preparo, distribuição e manipulação dos alimentos, assim como realizar o controle de vetores de pragas e roedores em suas dependências internas, em conformidade com a legislação vigente”.
Na ocasião, a Sapore revelou, também, o controle que faz: “Mensalmente, uma empresa especializada em controle de pragas, de insetos rasteiros e de roedores inspeciona nossas instalações (áreas de estoque, cozinha, restaurante e lanchonete), assim como realiza a prevenção e o combate em nossas dependências. Todas as certificações estão disponíveis para averiguação dos interessados, assim como o último laudo segue anexo”.
E finalizou: “É importante salientar, ainda, que nossos restaurantes possuem pesquisa de satisfação, via totem e QR Code, cujas respostas são enviadas diretamente para as empresas clientes. No caso do restaurante da TV Globo, o índice de satisfação teve média de 99,15%, nos últimos meses. A Sapore está aberta ao diálogo e mantém sua cozinha à disposição para visitação de quem se interessar”.
Metrópoles/Fábia Oliveira