A Pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira, 21, revela que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi desaprovado pela maioria da população.
De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistaram classificaram a gestão de Lula como ruim ou péssima; 43% consideraram boa ou ótima, 11% julgaram como regular e 1% não soube responder. A margem de erro é de um ponto percentual.
Logo quando assumiu o terceiro mandato na Presidência, há 11 meses, Lula era aprovado por 51% dos brasileiros, de acordo com a série histórica do Atlas Intel.
Já em novembro, esse índice retraiu para 50%. Porém, a desaprovação aumentou 5 pontos percentuais desde a posse, chegando a 47%.
Na última sondagem, realizada em setembro, 44% avaliaram o governo como ótimo ou bom, enquanto 42% responderam como ruim ou péssimo, 13% acharam regular e 1% não respondeu.
Maior problema do país no governo Lula
A pesquisa também destaca que para 60,8% das pessoas consultadas, o maior problema do Brasil é a criminalidade e o tráfico de drogas. A corrupção é o segundo aspecto mais preocupante, com 50,2%.
Em seguida, aparecem pobreza, desemprego e desigualdade social (23,6%); degradação ao meio ambiente e aquecimento global (22,6%) e economia e inflação (22,6%).
Lideranças políticas
O levantamento também ouviu a opinião pública sobre lideranças políticas do país. Quem tem a pior imagem para os entrevistados é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com 58%. Logo em seguida vem o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, com 54%. Jair Bolsonaro figurou em terceiro, desaprovado por 52%.
A Atlas entrevistou 5.211 pessoas entre os dias 17 e 20 de novembro.