Esposa de um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas (AM), Luciane Barbosa Farias também teve reunião no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais cedo, foi revelado pelo jornal O Estadão que assessores do ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula, Flávio Dino, receberam Luciene dentro do prédio da pasta duas vezes neste ano.
Luciene foi recebida em maio na sede da pasta, em Brasília, pela coordenadora de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), Érica Meireles.
O encontro foi registrado pela esposa do líder do Comando Vermelho nas redes sociais.
Na postagem realizada nas redes sociais, Luciene agradece a Érica pelo “acolhimento” à pauta apresentada. Ela foi recebida como presidente da Associação Instituto Liberdade do Amazonas, que diz prestar assistência “jurídica” e “social” a presos do estado.
Luciene Barbosa Farias é “ativista de direitos humanos” e conhecida como “dama do tráfico amazonense”. Ela é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, considerado o “criminoso número um” na lista de procurados pela polícia do Amazonas, até ser preso em dezembro passado.
Barbosa e o marido foram condenados em 2ª instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa.
Atualmente, Tio Patinhas cumpre 31 anos no presídio de Tefé (AM). Já Luciane foi sentenciada a 10 anos e recorre em liberdade.