Após a morte de uma fã no show de Taylor Swift no Rio na sexta-feira (17), tanto os órgãos públicos quanto a empresa responsável pela produção, T4F, publicaram novas regras para os eventos. A cantora fará apresentações ainda hoje (18) e amanhã no Rio, e na próxima semana em São Paulo.
Eventos e espetáculos não podem mais impedir a entrada de garrafas de água “em material adequado”, após determinação do Ministério da Justiça neste sábado (18).
Após a mudança pelo governo, a T4F, que produz os shows da Taylor Swift, informou que passou a aceitar as garrafas plásticas, mas que é vedado qualquer outro material como metal, alumínio e garrafas térmicas. Também são permitidos alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa, segundo a T4F.
Empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor também deverão disponibilizar água gratuita de fácil acesso, determinou o Ministério.
A decisão ocorreu após a morte da universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, na sexta-feira no Rio de Janeiro durante um show da cantora Taylor Swift no estádio Nilton Santos, o Engenhão. Ela desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não informou a causa da morte. Pessoas que foram ao show reclamaram do forte calor e escassez de água, além da proibição, por parte da organização do evento, de que entrassem com as próprias garrafas.
O Ministério Público do Rio abriu uma apuração criminal para investigar o caso. Procurada pelo Valor, a T4F não comentou a investigação.
Fonte: Valor Econômico.