Que o cartão de crédito traz facilidades, benefícios e ajuda na realização de sonhos, não há dúvidas. Entretanto, é importante que o consumidor brasileiro tenha em mente que, apesar de suas vantagens, nem sempre o que outros falam sobre esse tipo de produto é verdade. Exemplo disso é o que se fala sobre resgate de valores pelo uso de cartões de crédito.
Essa promessa de resgate é golpe e o Banco Central (BC) alerta quanto a isso. Golpistas afirmam que é possível recuperar uma parte dos valores gastos com o cartão e que o Governo Federal cobrou uma taxa maior do que deveria pelo uso do ticket e, por isso, há possibilidade de recuperar dinheiro. Veja mais detalhes a seguir!
Banco Central explica como circula o golpe
De acordo com o BC, vídeos de pessoas contam a suposta novidade e usuários confirmam que o resgate pelo uso de cartões de crédito é possível. Além disso, os golpistas utilizam anúncios que às vezes parecem propagandas de uma companhia oferecendo um produto ou serviço. Tudo isso serve apenas para ganhar a confiança da vítima.
Esse golpe, assim como outras narrativas que nascem e ganham espaço na internet, acompanha um falso link. Em suma, os usuários precisam clicar no endereço eletrônico malicioso e informar alguns dados (incluindo até mesmo dados bancários) para conseguir resgatar os supostos valores.
O BC ressalta que não há lei ou norma sobre resgate de valores pelo uso de cartões de crédito. O consumidor que acredita na narrativa clica no link e insere seus dados está correndo risco.
Além disso, há a possibilidade de perda de valores caso seja informado que há necessidade de pagamento de uma taxa para recuperação do dinheiro.
Forma segura de recuperar valores
A forma mais segura de recuperar valores, mas não pelo uso do cartão de crédito durante um determinado período, é buscar o Sistema Valores a Receber (SVR). Essa ferramenta, desenvolvida pelo BC, permite que pessoas físicas e jurídicas peguem de volta quantias esquecidas ou cobradas indevidamente.
Para utilizar o sistema, portanto, o usuário precisa acessar o site do BC e verificar se há valores a receber na opção “Consulta valores a receber”. Caso possua, basta retornar a página inicial e tocar no botão “Acesse o Sistema Valores a Receber”. É necessário conta Gov.br nível prata ou ouro.
Créditos: Seu Crédito Digital.