O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira, 6. Essa é a primeira reunião entre os dois desde o anúncio da troca de comando no banco.
O encontro, que acontece antes da cerimônia de posse, está marcado para tarde desta segunda, na sede do ministério da Fazenda, com duração de uma hora.
A nomeação de Vieira foi oficializada na sexta-feira 3, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), chegando ao cargo por indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumindo o lugar de Rita Serrano — a terceira mulher a ser demitida no governo Lula.
Quem é o novo presidente da Caixa Econômica Federal
O paraibano Carlos Vieira é servidor de carreira da Caixa e consultor interno da instituição desde 1989. Seu nome já era cogitado pelo governo federal, em virtude de uma indicação de Lira (PP-AL), líder do centrão.
O novo dirigente da Caixa atuou ainda como diretor operacional da BRB Financeira e passou pela secretaria-executiva do Ministério das Cidades e Integração no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Vieira também dirigiu a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e atuou como presidente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
Ele é formado em economia e estudos sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fafig) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Créditos: Revista Oeste.