Uma nova técnica está sendo empregada pelos russos para não perderem mais seus bombardeiros estratégicos para ataques de drones. Imagens reveladas por sites militares, como o The War Zone, mostram pinturas no chão servindo como iscas.
Após colocarem pneus para disfarçar a assinatura térmica e o desenho das aeronaves de combate, a fim de despistarem drones kamikaze lançados contra o país, a nova medida da Força Aérea da Rússia tem seguido na linha de pintar bombardeiros no pátio.
Um registro feito pelo satélite da PlanetLabs e revelado pelo portal The War Zone mostra uma imagem de um bombardeiro Tupolev Tu-95 Bear coberto de pneus e, do lado dele, mais dois outros supostos “aviões”.
No entanto, ao olhar no detalhe da foto tirada, se nota que os aviões mais à direita não têm sombra e nem uma fuselagem mais arredondada, como o original, assim como não têm pneus em cima deles.
A estratégia, que não é nova, serviria para enganar o inimigo, só que, neste caso, apenas por fotos de satélite, que têm mostrado a todo o mundo a situação da aviação russa. Estas imagens do espaço servem para a preparação da missão de ataque de drones, que vão voando a baixa altura.
Eis que agora, com a farsa descoberta, a pintura no chão não deverá ter efeito nenhum de confusão para o operador dos ataques.
Créditos: AERO IN.