Publicado recentemente, um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pressão alta ao redor do mundo traz dados importantes. Segundo o documento, aproximadamente quatro em cada cinco pessoas com hipertensão não recebem tratamento adequado. E mais: quase metade das pessoas com pressão alta não tem conhecimento de sua condição.
Ainda de acordo com a OMS, a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo. Entre 1990 e 2019, dobrou o número de pessoas com o problema (que apresentam pressão de 140/90 mmHg ou mais ou que tomam medicamentos para hipertensão). O quadro pode causar derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, danos renais e muitos outros danos à saúde.
“Os programas de controle da hipertensão continuam sendo negligenciados, pouco priorizados e amplamente subfinanciados. O fortalecimento do controle da hipertensão deve fazer parte da jornada de todos os países rumo ao acesso universal de saúde”, alerta Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, segundo um comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde.
Ele também chama a atenção para o fato de que a hipertensão pode ser controlada de maneira simples, através da adoção de hábitos saudáveis e com medicamentos de baixo custo. Segundo a OMS, se os países conseguirem expandir a cobertura voltada a pacientes com pressão alta, 76 milhões de mortes poderão ser evitadas entre 2023 e 2050.
Fonte: Revista Galileu.