Um grupo de aproximadamente 60 pessoas que teria invadido uma propriedade rural em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, entrou em confronto com a Polícia Militar neste sábado (21). De acordo com informações da PM, o líder do movimento foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de polícia.
Ainda conforme a PM, a invasão ocorreu durante a madrugada de sábado (21), na localidade de Valinhos. Um grande efetivo da PMSC, com policiais militares das cidades de Canoinhas, Porto União, Mafra, São Bento do Sul e Lages, foi mobilizado até o local. Também foi utilizado um helicóptero do Batalhão de Aviação de Lages.
Militantes do MST invadem propriedade e PM intervêm; VEJA VÍDEO pic.twitter.com/SqggLPxo6W
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) October 22, 2023
Após negociação pacífica, segundo a PM, as famílias, seus pertences e cerca de 26 veículos do grupo foram retirados do local no fim da tarde. A polícia também apreendeu várias armas brancas, incluindo foices, enxadas e machados, e prendeu a pessoa identificada como líder do grupo, pelo crime de invasão de propriedade e dano.
O Movimento Sem Terra (MST) de Santa Catarina publicou uma nota nas redes sociais repudiando o confronto com a Polícia Militar e alega que seis militantes foram presos. O grupo informou que a propriedade da União invadida tem 600 hectares e é “uma luta antiga do movimento para desapropriação com fins de Reforma Agrária”.
Fonte: NSC Total.