• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 24 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Lula conversa com Maduro sobre eleições e acordo de cooperação com a Venezuela

Por Terra Brasil
16/out/2023
Em Brasil, Eleições, Governo, Política
Reprodução/Nicolás Maduro/Twitter

Reprodução/Nicolás Maduro/Twitter

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente Lula e o ditador Nicolás Maduro conversaram, nesta segunda-feira, 16, por meia hora. O Palácio do Planalto não deu muitos detalhes de todos os temas abordados pelos dois.

Durante o telefonema, Lula pediu ao chavista informações sobre a disputa eleitoral do ano que vem, e como estão as tratativas com a oposição liderada pela ex-deputada María Corina Machado. O regime tornou María inelegível, por 15 anos. Ela lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Conforme o Executivo, o petista quis saber ainda a respeito do andamento das conversas entre Venezuela e Estados Unidos pelo fim do “embargo” norte-americano.

Leia Também

A nova ‘alfinetada’ de Michelle Bolsonaro em Carlos

Motoristas esquecem disso no carro e acabam parados na blitz com multa pesada no bolso

Acusação de misoginia feita por Soraya Thronicke contra Frei Gilson após fala sobre ‘guerra dos sexos’ gera polêmica nas redes sociais

Maria Corina Machado, líder de oposição na Venezuela | Foto: Divulgação

Lula e Maduro também concordaram em acelerar os trâmites para viabilizarem o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que representa “alternativa inovadora aos tradicionais acordos bilaterais de investimentos”.

No encontro à distância, Lula sugeriu que o Brasil pode voltar a exportar energia elétrica da Venezuela. Ambos discutiram, na sequência, o pagamento da dívida com o Brasil, estimada em pouco mais de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões).

Ao término do diálogo, Maduro se pronunciou nas redes sociais. “O Brasil e a Venezuela têm um caminho claro para continuar trabalhando juntos pelo bem-estar, desenvolvimento e prosperidade do nosso povo”, escreveu o ditador, no Twitter/X.

O que é a dívida da Venezuela com o Brasil discutida por Maduro e Lula

No fim de maio deste ano, o  Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) detalhou o saldo em aberto que a Venezuela tem para quitar com o Brasil.

De acordo o MDIC, os débitos da Venezuela com o Brasil são referentes “ao inadimplemento em exportações brasileiras de bens e serviços que contrataram o Seguro de Crédito à Exportação, lastreado no Fundo de Garantia à Exportação”.

Em sua maioria, as operações foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O restante, segundo MDIC, ocorreu por financiadores estrangeiros.

Revista Oeste 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

ALERTA: General americana vê ‘intenções malignas’ da China, da Rússia, do Irã e do Hezbollah no Brasil; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Em meio à guerra, SBT anuncia sorteio de viagem para Israel

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se