Quatro pessoas passeavam em seus caiaques nas águas claras de Byron Bay, em Gold Coast (Austrália), quando foram surpreendidas por uma baleia e seu filhote. Nas imagens capturadas pela fotógrafa aérea Isabella Dobozy e postadas no Instagram nesta semana, é possível ver que, depois que os imensos mamíferos passam por um dos barcos, eles voltam e mantêm o contato por mais tempo — o filhote chega até a bater o rabo no fundo do caiaque. As imagens fizeram sucesso na web.
View this post on Instagram
“Os canoístas estavam em um local a cerca de 500 a 600 pés da costa (150 a 180 metros) quando essas baleias se aproximaram deles”, disse Dobozy ao “McClatchy News”. “Eles nadaram além dos canoístas, mas deram a volta para dar uma nova olhada neles”, concluiu.
A fotógrafa escreveu no Instagram que foi “um encontro muito próximo para esses canoístas”. “É incrível ver o tamanho do filhote de baleia comparado ao caiaque”, comentou ela na publicação.
Nos comentários da postagem, algumas pessoas chegaram a questionar se os canoístas estariam violando alguma lei ao se aproximarem demais das criaturas. Mas, na verdade, Dobozy explicou que foram as baleias que se aproximaram dos humanos. Além do questionamento, que é válido, os usuários também aproveitaram para compartilhar a admiração pelo encontro.
“(É) realmente assustador o quão próximos eles estavam!”, uma pessoa comentou. “Uau, essa foi por pouco… as baleias adoram se aproximar de embarcações, especialmente as pequenas, e o filhote está apenas aprendendo a manter distância com cuidado”, escreveu outra pessoa.
Byron Bay fica na costa leste da Austrália, cerca de 764km a nordeste de Sydney, a maior cidade do país da Oceania.
Extra/Globo