Disposição do alagoano é vista com bons olhos pelo alto comando do Centrão.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem externado interesse em explorar sua viabilidade como candidato à Presidência da República.
De acordo com Bela Megale, do O Globo, Lira tem revelando tais intenções a seus aliados no Congresso Nacional. O interesse surge em resposta à veiculação de um levantamento conduzido neste mês pelo Instituto Paraná Pesquisas.
Lira, que não teve seu nome na lista de possíveis candidato, manifestou a parlamentares o desejo de avaliar seu potencial eleitoral.
Os dados levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas revelaram que, caso a eleição presidencial de 2026 ocorresse atualmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançaria 36,6% das intenções de voto, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surgindo como seu principal oponente, somando 12,7% dos votos.
Recentemente, Arthur Lira bloqueou a pauta de temas econômicos prioritários do governo na Casa, que visa aumentar a arrecadação em mais de R$ 60 bilhões. No entanto, nesta quarta-feira, 25, Lula atendeu às demandas do centrão ao destituir a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e nomear Carlos Antônio Vieira Fernandes como seu substituto.
Lira permanece como presidente da Câmara até fevereiro de 2025.