O primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que vai resgatar brasileiros em Israel decolou, na noite deste domingo (8), em direção à Itália. A aeronave aguardará liberação do governo de Jerusalém para voar até a cidade de Tel Aviv, onde realizará o embarque dos brasileiros.
De acordo com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, o primeiro voo de volta ao Brasil deve acontecer até terça-feira (10). O governo mantém contato com embaixadas e aguarda a montagem de uma lista com o nome dos brasileiros que têm interesse em retornar ao país.
Um segundo avião da FAB deve decolar já nesta segunda (9) de Brasília, de acordo com informações de fontes ligadas à Força Aérea do país. Médicos e psicólogos participarão do traslado para prestar suporte aos brasileiros repatriados. A informação foi divulgada após reunião de coordenação do governo no Palácio Itamaraty, em Brasília.
As seis aeronaves usadas na operação são duas do modelo KC-30, com capacidade para até 230 passageiros; duas KC-390, para até 80 passageiros; e duas VC-2, com capacidade para até 40 passageiros.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 90 brasileiros vivem na Faixa de Gaza ou nas cidades de Israel localizadas na zona de conflito. Fora da área dos ataques registrados, a estimativa é que 14 mil brasileiros vivam em Israel e outros 6.000 na Palestina, segundo informou o Itamaraty.
Fonte: R7.