Existe um botão que todo carro equipado com ar-condicionado tem e muita gente ignora ou não sabe usar. A função ‘secreta’ que pode até reduzir o consumo de combustível, viralizou há alguns meses no perfil megansbubble do TikTok. No vídeo, ela explica para que serve e como operar o botão poupador de dinheiro, que ativa a recirculação de ar no interior do veículo. No entanto, embora traga vantagens, ele deve ser utilizado com moderação por trazer riscos à saúde e à segurança, segundo as próprias montadoras.
“Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro”, diz a tiktoker norte-americana Megan.
@megansbubble Car tips and tricks #megansbubble #cartipsandtricks #lifehacks #tiktoktaughtme #thinkstoknowbefore30 #momsclub #momclub #carhacks #cartipsandtricks #themoreyouknow #learnedontiktok ♬ original sound – Megans Bubble 🫧 Style & Home
Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, confirma a informação e destaca que a TikToker está certa: o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do veículo.
O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível” Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia
Romio explica que o compressor, responsável por “empurrar” o gás refrigerante para o interior de um radiador onde o ar é gelado, eleva o consumo por ser acionado pelo motor a combustão. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais o seu bolso vai agradecer. De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível.
Também vale destacar que a recirculação é uma aliada para prevenir o ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro. No entanto, a recirculação pode trazer riscos. Por exemplo, quando a temperatura ambiente é menor do que a interna, os vidros podem ficar embaçados. Por este motivo, a recomendação das fabricantes é não acionar a recirculação com frequência, para permitir o ingresso do ar externo.
Hoje em dia, muitos carros, inclusive, desligam automaticamente a função ou impedem sua ativação quando ligamos o ar-condicionado no modo de desembaçamento. O Volkswagen Taos, por exemplo, tem um sensor que detecta quando os vidros estão prestes ficarem embaçados e desativa a recirculação nesse caso.
O manual do SUV também alerta para o risco do uso prolongado da recirculação, que torna o ar da cabine “viciado” por conta da queda no nível de oxigênio, em decorrência da respiração dos ocupantes.
Um alerta semelhante está no manual do proprietário de veículos de outras marcas. Também existem casos nos quais o bloqueio do ar externo é acionado quando você ativa a função Auto, na qual o ar-condicionado busca atingir a temperatura selecionada o mais rapidamente possível: “Para melhorar a eficiência de combustível e resfriar o veículo mais depressa com o A/C ligado (na função automática), o sistema ligará automaticamente a recirculação em clima quente. A luz de recirculação de ar não acenderá”, destaca o manual do Onix.
Com informações do UOL Carros.