• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Moraes dá à PF dez dias para ouvir general Girão sobre suposta incitação a atos do 8 de Janeiro

Por Terra Brasil
28/set/2023
Em Justiça, STF
Reprodução.

Reprodução.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a ouvir o deputado federal General Girão (PL-RN) no inquérito que apura se o parlamentar incitou os atos que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília. O ministro deu um prazo máximo de dez dias.

“(…) Ausentes quaisquer óbices e diante da imprescindibilidade e adequação da medida, autorizo a Polícia Federal a proceder à oitiva do Deputado Federal Eliéser Girão, que deverá ocorrer no prazo máximo de 10 (dez) dias, com posterior remessa do termo de declarações aos autos. Ciência à Procuradoria-Geral da República. Publique-se”, disse o ministro no despacho.

De acordo com o processo, a Procuradoria da República no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, afirmou que o parlamentar fomentou o crime de animosidade das Forças Armadas contra os Poderes constituídos e o delito de golpe de Estado depois da análise de diversas postagens em redes sociais feitas nos meses que antecederam os atos do 8 de Janeiro. 

Leia Também

Eduardo Costa ignora ordem judicial e prisão pode ser decretada a qualquer momento

Moraes e Dino votam pela condenação de Carla Zambelli em julgamento decisivo

INSS: veja se você foi vítima da fraude do desconto indevido

A Polícia Federal também indicou diversas outras postagens nas quais se verificam uma reiterada tentativa de descrédito da Justiça Eleitoral e disseminação de notícias falsas. Procurado, o parlamentar disse que lamenta “que esse tipo de perseguição não tenha limites nem obedeça à Constituição Federal”. 

Em abril, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça uma ação contra o deputado por danos morais coletivos, por suposta incitação aos atos do 8 de janeiro e contra a democracia em frente a um quartel no Rio Grande do Norte.

Eliéser Girão é general da reserva do Exército filiado ao Partido Liberal (PL). Atualmente, é deputado federal pelo estado potiguar.

R7

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Giovanna Lancellotti e Leandro Lima surgem em cenas picantes de filme; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Andressa Urach abre o jogo e revela que recebeu cachê para ter namoro fictício com famoso cantor sertanejo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se