O Ibama anunciou nesta sexta-feira (29) autorização para a exploração de poços de petróleo de pesquisa na Bacia Potiguar, localizada na Margem Equatorial, no Rio Grande do Norte. A notícia foi celebrada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informa O Globo.
“Sendo confirmada a potencialidade da região, teremos mais desenvolvimento para a região e mais recursos para o fundo social, que financia saúde e educação”, declarou o ministro.
A estimativa do MME é que os blocos autorizados possuam um potencial de até 2 bilhões de barris de petróleo. Segundo a pasta, a região está distante da foz do rio Amazonas, o que poderá facilitar a obtenção de licenças para estudos também no litoral do Amapá.
O ministério e o Ibama têm travado uma disputa sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Parte dessas áreas abrange a foz do Amazonas, o que tem provocado forte resistência por parte de ambientalistas.
O MME alega que as perfurações são apenas iniciais e de testes e que não há registros de acidentes nesse tipo de prospecção, feita pela Petrobras. Apesar disso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmam que as áreas só serão liberadas caso todos os critérios técnicos sejam atendidos.
Créditos: O Antagonista.