Certo dia, David Miller, de 43 anos, foi a um restaurante comer frango com curry, prato de origem indiana muito comum em Londres. Ele não sabia, no entanto, que um simples hábito de sua rotina quase acabaria literalmente com a sua vida.
David sofreu uma grave intoxicação alimentar, que evoluiu para um distúrbio autoimune capaz de deixá-lo paralisado da cintura para baixo. Os primeiros sintomas foram dificuldade para andar ou enxergar com clareza. Dois meses após o incidente no restaurante, no entanto, quando imaginava ter superado o susto, passou a sentir formigamento nas mãos.
David sofria a síndrome de Guillain-Barré, causada por um problema no sistema imunológico, que enfraquecido começa a atacar suas próprias células nervosas, danificando-as. Embora seja rara, a doença é considerada grave. “Foi muito assustador. Obviamente, não voltamos àquele restaurante novamente”, disse ele em entrevista o jornal inglês The Mirror.
David foi internado no hospital em janeiro de 2017, onde esteve durante meses até que recuperasse habilidades motoras suficientes para recomeçar a vida. À época, ele teve que usar muletas e bengalas para se movimentar tamana a agressividade do quadro enfrentado.
Seis anos depois de se recuperar completamente, ele está se preparando para correr sua primeira maratona.
O que é a síndrome de Guillain-Barré?
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de Guillain-Barré se define como um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo.
É geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos. A síndrome afeta principalmente os pés, mãos e membros.
Embora a maioria dos pacientes acabe se recuperando completamente, pode ser fatal e algumas pessoas ficam com problemas de longo prazo.
Os sintomas iniciais são:
- dormência ou queimação nas extremidades (pés, pernas, mãos e braços);
- Dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro);
- fraqueza muscular progressiva;
- dor.
Outros sinais e sintomas que podem estar relacionados à Síndrome de Guillain Barré:
- Sonolência;
- Confusão mental;
- Coma;
- Crise epiléptica;
- Alteração do nível de consciência;
- Perda da coordenação muscular;
- Visão dupla;
- Fraqueza facial;
- Tremores;
- Redução ou perda do tono muscular;
- Coceira nos membros.
Fonte: Catraca Livre.