Elon Musk quer cobrar taxa de todos os usuários do X (antigo Twitter)

Elon Musk quer cobrar taxa de todos os usuários do X (antigo Twitter)

Foto: Reprodução

19/09/2023 - 16:38

Compartilhe

O bilionário sul-africano Elon Musk quer implementar um “pequeno sistema de pagamento mensal” aos usuários da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, O objetivo é combater a proliferação de bots

 

“Queremos que seja apenas uma pequena quantia de dinheiro”, disse Musk. “É uma discussão mais longa, mas, na minha visão, essa é a única defesa contra grandes exércitos de bots, porque, à medida que a inteligência artificial se torna muito, muito boa, ela realmente consegue passar nesses tipos de testes captcha melhor do que os humanos.”

A declaração foi dada da segunda-feira 18, na Califórnia, Estados Unidos, durante reunião de Musk com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. 

completely automated public turing test to tell computers and humans apart(captcha) é um teste automatizado para distinguir entre computadores e pessoas, com cliques para distinguir a imagem, por exemplo.

Musk, de 52 anos, adiantou que o valor do pagamento seria menor do que o do Twitter Blue, que custa US$ 8 por mês. O Twitter Blue é um modelo de assinatura premium, com serviços como edição de mensagens e abas personalizadas.

O bilionário já havia falado a respeito da cobrança de taxas no momento em que adquiriu a plataforma, em outubro de 2022. A preocupação dele tem a ver com a proliferação de bots, os chamados robôs virtuais. 

bot é um software que realiza tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas, direcionadas a imitar ou substituir o comportamento humano. Podem ser usadas em situações como enquetes ou mensagens em redes socias.

Plataforma X (antigo Twitter) ainda não teria encontrado opções satisfatórias para obter receitas com publicidade

Musk taxa X Twitter
Musk apresentou a fábrica da Tesla a Netanyahu | Foto: Avi Ohion/CEO

À agência de notícias AFP, o executivo Ed Zitron, diretor de uma empresa de relações com meios de comunicação e colunista do site Business Insider, disse que isso seria prejudicial para o X.

“Se Musk realmente fizer isso, vai matar a plataforma”, afirmou Zitron. “A maioria das pessoas não pagará. Isso destruiria a plataforma e a receita publicitária ao mesmo tempo.”

Já Kames Cooper, diretor da agência Bussiness of Apps, coloca a ideia como uma forma de compensar a dificuldade de obter receitas com publicidade, verificadas até agora pela rede social.

“Do ponto de vista do modelo econômico, poderia ser uma boa opção para o X (Twitter)”, afirmou Cooper. “O X não conseguiu implementar um sistema de publicidade de sucesso até agora.”

Musk apresentou a fábrica da Tesla, outra marca de sua propriedade, ao primeiro-ministro israelense. No encontro, ele ouviu cobranças para que a rede social não permita a divulgação de mensagens com antissemitismo.


Receba nossas notícias