• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 23 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Saúde

Saiba qual é a explicação para a vontade de fazer o ‘número 2’ após o cafezinho

Por Terra Brasil
08/ago/2023
Em Saúde
Reprodução.

Reprodução.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Se você já tomou um cafezinho e pouco tempo depois sentiu vontade de fazer cocô, não se sinta sozinho. A bebida realmente pode provocar isso. 

“Os efeitos do café no trato intestinal são quase imediatos. A bebida estimula as contrações e movimentação do órgão, aumentando a vontade de evacuar”, explica a gastroenterologista Patrícia Almeida, do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Essa vontade de evacuar acontece porque a cafeína estimula os movimentos peristálticos (contração e relaxamento intestinal).

Leia Também

Insegurança alimentar atinge com mais força esses estados do Brasil e acende alerta nacional

Anvisa autoriza retomada parcial de lotes suspensos dos produtos Ypê em nova decisão

Governo anuncia exigência de aprovação no Enamed para exercício da medicina

Outras bebidas, como chás escuros e o cacau, podem apresentar efeitos semelhantes, porém menos intensos, pelo mesmo motivo.

Patrícia observa que o efeito também acontece com o café descafeinado. Logo, ela entende que a reação é gerada independentemente da substância, mas pela bebida como um todo, por aumentar a acidez do estômago. Esse excesso poderia, então, acelerar o trânsito intestinal.

Já a gastroenterologista Vanessa Prado, do Hospital Nove de Julho, diz que uma xícara já é suficiente para estimular o funcionamento intestinal. No entanto, ela adverte que a bebida não é recomendada como uma solução para a prisão de ventre. 

“O café não deve ser usado como tratamento. O que acontece é que algumas pessoas têm maior sensibilidade aos efeitos, mas em excesso pode fazer mal. A bebida é contraindicada para pessoas que têm gastrites, esofagites, úlceras gástricas, colites, por provocar uma maior irritação da mucosa do trato gastrointestinal”, afirma Vanessa.

Patrícia acrescenta que o excesso de café pode ainda causar palpitações e irritabilidade.

A médica do Hospital Albert Einstein finaliza lembrando que o café possui substâncias oxidantes importantes e que, se consumido diariamente, dentro dos limites de sensibilidade de cada um, não é prejudicial, auxiliando na redução de gordura no fígado e no risco de cirrose hepática.

R7

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Anderson Torres afirma que suposta “minuta do golpe” é aberração jurídica

PRÓXIMO

‘Fantástico’ comemora 50 anos com resultado desastroso na audiência; VEJA

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se