O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar boa parte de setembro em viagens internacionais. Na primeira viagem, Lula vai para a Índia, em 7 de setembro, para participar da reunião do G20, grupo das 20 maiores economia do mundo.
Depois, o petista embarca para Cuba no próximo dia 15 e fica na ilha caribenha até o dia seguinte, quando embarca para Nova York. Nos Estados Unidos, Lula participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e deve se reunir com o presidente do país, Joe Biden.
Durante a ausência de Lula, a presidência do Brasil será exercida interinamente pelo vice, Geraldo Alckmin (PSB).
Visita a Cuba
Em Cuba, Lula participará do encontro do G77, um fórum internacional que reúne países em desenvolvimento. O brasileiro também terá um encontro bilateral com o chefe do Executivo cubano, Miguel Díaz-Canel. Será o segundo encontro entre os dois desde que Lula começou seu terceiro mandato.
Em junho, Lula e Díaz-Canel tiveram uma reunião na França e o brasileiro celebrou a “retomada do diálogo entre os dois países”. Eles também se reuniram em Buenos Aires este ano.
De Havana, Lula voa direto para Nova York no dia 16 de setembro. Lá, deve primeiro se reunir com Joe Biden – e cobrar a reforma do conselho de segurança da ONU – e, em seguida, participar da Assembleia Geral da entidade, entre os dias 19 e 23.
Em outubro a agenda internacional do presidente do Brasil deve ser interrompida para que ele faça uma cirurgia no quadril para tentar se livrar de dores que o atrapalham há meses.