Chega ao país na próxima terça-feira (29), frota de 2,8 mil novos veículos elétricos das montadoras chinesas GWM e BYD. Segundo a prefeitura de Vila Velha (ES), onde aportará o navio Green Kemi, a maior parte dos automóveis têm como destino São Paulo.
A embarcação partiu do porto de Taicang, no leste da China, em 18 de julho, e faz sua viagem inaugural. O Green Kemi pertence à nova geração de navios pertencentes à “frota verde” da China Ocean Shipping Company (Cosco), que está entre os grandes estaleiros do mundo, diz a nota.
Os veículos trazidos pela embarcação são do tipo SUV. Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Carlos Eiras, cerca de oito mil veículos chegaram ao Brasil por meio da mesma rota no primeiro semestre de 2023. Até dezembro, há projeção de a soma alcançar 15 mil carros elétricos — a maioria deles das mesmas montadoras, GWM e BYD — com destino a São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, lembra que as fabricantes chinesas já atuam no mercado automotivo do Brasil, no segmento de elétricos e híbridos. A maior parte dos veículos vai para a sede da Comexport, que atua no segmento de importados, e que, em 2022, faturou quase R$ 4 bilhões, disse o secretário.
Valor Econômico