• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 15 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Bancadas se mobilizam para anular decisões do STF sobre drogas e aborto

Por Terra Brasil
05/ago/2023
Em Governo, Política, STF
Victoria Bee Photography/Getty Images.

Victoria Bee Photography/Getty Images.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Um grupo de parlamentares do Congresso Nacional já começou a se articular para derrubar eventuais decisões do Judiciário e do governo federal que apontem em direção á liberação da maconha ou o aborto. Conforme mostra reportagem de capa VEJA desta semana, o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça tomando decisões que caminham para a descriminalização do uso de drogas. Recentemente, o Conselho Nacional de Saúde aprovou uma moção pela liberação da maconha e do aborto — referendada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Na última quinta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG),  afirmou que o julgamento sobre a descriminalização da maconha para uso pessoal não deveria ocorrer no STF, o que para ele seria uma “invasão de competência” do poder Legislativo. As reações não pararam por aí. No mesmo dia, a Comissão de Segurança da Câmara aprovou projeto de lei que prevê prisão de dois a quatro anos para quem adquirir ou transportar drogas, seja para uso próprio ou não, texto que agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir ao plenário.

O aborto, outro tema que o STF vai analisar em breve, também mobiliza a bancada conservadora do Congresso.  Na próxima semana, a Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto, que reúne deputados e senadores que se opõe à liberação, vai promover um seminário para discutir o assunto. “O Congresso Nacional hoje é majoritariamente contrário à liberação do aborto e das drogas. O STF está extrapolando, legislando, quando isso é prerrogativa apenas do Congresso”, diz o deputado Paulo Fernando (Republicanos-DF), um dos organizadores. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também serão palestrantes.

Leia Também

Congresso deve ler pedido de CPI do INSS em sessão conjunta para análise de vetos

Ato pró-Palestina reúne manifestantes em SP com críticas a Israel

Torcedores podem enfrentar novas restrições nos estádios do país

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), concorda com o colega. Ele é autor de uma proposta que endurece a punição sobre os usuários de drogas. “A liberação do uso de drogas ou do aborto não seria aprovada hoje no Congresso Nacional. Nós precisamos — e vamos —  rever qualquer decisão do Supremo que aponte para a descriminalização do uso de drogas ou liberando o aborto”, diz Sanderson.

Fonte: Veja.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

PRF aborda caminhão e motorista nervoso entrega o que estava escondendo

PRÓXIMO

Tecnologia espacial aumenta produtividade no campo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se