• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Sacerdote LGBT é convidado pelo Papa Francisco para Sínodo da Igreja

Por Terra Brasil
07/jul/2023
Em Mundo, Religião
Reprodução

Reprodução

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Vaticano apresentou nesta sexta-feira (7) a lista dos participantes da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro, e entre eles estão, pela primeira vez, mulheres e leigos com direito a voto. No entanto, também participarão – embora sem direito a voto – James Martin, um jesuíta americano próximo à comunidade LGBT, e Luca Casarini, um ativista antiglobalização e responsável por uma ONG de resgate de migrantes, entre outros.

O padre Martin é um sacerdote jesuíta, editor-chefe da revista America e fundador do Outreach, um ministério para a comunidade LGBT. Desde 2017, ele tem atuado como consultor do Dicastério para as Comunicações do Vaticano.
“Me sinto honrado por ser convidado pelo Santo Padre a participar do Sínodo”, disse o religioso. “Como jesuíta, estou comprometido com esse tipo de discernimento em grupo e espero descobrir o que o Espírito Santo reserva para o sínodo e para a igreja”, acrescentou.

“Tem sido uma equipe diversa de pessoas que ajudam em tudo isso, além da nossa equipe na América: jesuítas, mas também homens e mulheres laicos católicos LGBTQ, todos os quais estão comprometidos em tornar a igreja um lugar mais acolhedor”, diz o padre Martin em um de seus escritos no site Outreach, que se dedica a oferecer notícias, ensaios e recursos para a comunidade de católicos LGBTQ e suas famílias. 

Leia Também

Programa italiano oferece até R$ 177 mil para brasileiros morarem na região de Toscana

Morar em Portugal em 2026 pode exigir renda menor do que muitos brasileiros imaginam

Governo anunciou que libertará “todos” os presos políticos

 

VEJA TAMBÉM

 

 
 
 

O padre Martin é autor de muitos livros, incluindo “Construindo uma ponte: como a Igreja católica e a comunidade LGBT podem entrar em uma relação de respeito, compaixão e sensibilidade”.

Um Sínodo diferente

Incluindo o Papa Francisco, há 364 membros com direito a voto na reunião programada para outubro, incluindo 54 mulheres, e estima-se que o número total de membros da assembleia seja de aproximadamente 400, embora isso seja concluído nos próximos dias.

Nessas reuniões, o Papa Francisco permitirá, com uma decisão revolucionária, que as mulheres e os leigos eleitos possam votar pela primeira vez, um direito que até agora era concedido apenas aos prelados quando o documento final era decidido.

O Sínodo que está sendo preparado nos últimos anos culminará com duas reuniões em Roma em outubro de 2023 e 2024.

Hoje também foi divulgado que entre os nove presidentes da assembleia estão duas mulheres, a religiosa mexicana María de los Dolores Palencia e a japonesa Momoko Nishimura, além de outras cinco mulheres entre os dez representantes das Uniões de Superiores e Superioras Gerais.

Gazeta Brasil 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Intérprete de Beiçola volta a pedir dinheiro nas redes sociais

PRÓXIMO

Pesquisa Atlas/Intel: Tarcísio é o preferido na direita para 2026; veja preferidos

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se