Questionado sobre o desempenho do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na arena internacional, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) minimizou, dizendo que o petista “não é grande coisa”.
– O Lula não é grande coisa [na política internacional]. Só fala português, e com desvantagens – disse em entrevista à GloboNews, neste sábado (1º).
Ao ser contrariado pelo jornalista Roberto D’Ávila, que mencionou a recepção de líderes a Lula, Mourão emendou: “Lógico, é um operário. É aquela síndrome…”.
Sobre Cristiano Zanin, Mourão justificou o voto contrário à indicação na sabatina do Senado.
– O Zanin é aquela história: excelente advogado, conseguiu até inocentar o Lula, dirimir os processos do Lula. Mas votei contra pelo princípio da impessoalidade e porque não tem o notável saber. Não é aquele cara que você diz: tenho uma dúvida sobre direito constitucional, vou consultar o Zanin. Ninguém vai consultar o Zanin – disse.
Sobrou também para os veteranos do STF.
– Nossos magistrados da Suprema Corte estão em Portugal discutindo o Brasil. Precisam ir para Portugal discutir o Brasil? – questionou Mourão.
Ele fazia referência ao evento anual organizado pelo ministro Gilmar Mendes em Lisboa. Mourão se queixou porque, em uma série de investigações no Supremo, não estariam sendo respeitados o devido processo legal e a questão do juiz natural.
*AE