Dados revelados pela Transparência Brasil, na semana passada, colocaram o pequeno município de São Luiz de Roraima como o líder nacional em recebimento das “emendas pix”, como são chamadas as emendas individuais pagas pelo governo federal. A pequena cidade, encravada no sul do estado menos populoso do país, recebeu 37,7 milhões de reais em emendas diretas neste ano.
Nos cálculos da Transparência Brasil, é como se cada um dos 8.232 habitantes dali recebessem 4.588 reais em “emendas pix” neste ano. Há duas semanas, no entanto, o IBGE apontou que a população de São Luiz caiu para 7.315 pessoas, o que aumentaria o valor per capita para 5.163 reais por habitante.
São Luiz de Roraima não é nova em polêmicas com seu dinheiro. No ano passado, no auge dos questionamentos sobre os altíssimos valores pagos a cantores sertanejos por prefeituras, em contratos sem licitação, a cidade gerida por James Batista contratou o cantor Gusttavo Lima para um show ao custo de 800 mil reais — mais de 100 reais por habitantes. O show, que custaria quatro vezes mais do que todo o orçamento de merenda e transporte escolar do município, foi suspenso por ordem da Justiça.
A lista de municípios segue com Jangada, no Mato Grosso, recebendo a medalha de prata nas “emendas pix”. Com os dados mais atuais do Censo, os 28,9 milhões destinados à cidade garantem 3.894 reais por cada um dos seus 7.436 moradores. O maior município do país, por exemplo, recebeu 19,69 milhões de reais, cerca de 1,61 por habitante.
Créditos: CrusoÉ.