• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 14 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Assessor de Lula minimiza vítimas na Ucrânia e tenta ‘limpar’ imagem do presidente

Por Terra Brasil
13/maio/2023
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução/ PT.

O assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, Celso Amorim, visitou a cidade de Bucha durante sua viagem à Ucrânia, na quarta-feira 11. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Amorim minimizou as vítimas da guerra.

A cidade, localizada a 30 quilômetros da capital, Kiev, foi palco de um massacre conduzido por tropas russas, que mataram mais de 400 civis em março de 2022. Amorim disse que visitou uma exposição fotográfica dentro de uma igreja, a qual expõe a destruição em Bucha. Ele conversou com o pároco local por cerca de 15 minutos.

Leia Também

Lula aprova lei que altera funcionamento do setor de seguros

Novas regras dos feriados preocupam trabalhadores em julho

MEIs, atenção: multa já está valendo e pode pesar no bolso; fique atento e veja as regras

No entanto, apesar das provas visuais, Amorim minimizou a gravidade dos ataques por se tratar de fotos. Ele duvidou da veracidade das imagens.

“Obviamente, somos contra as atrocidades e contra as mortes em qualquer lugar que ocorram”, disse o assessor de Lula. “São imagens fortes, não vou entrar em detalhes. Mas não dá para tirar conclusões totalmente, são fotos.”

A Ucrânia encaminhou provas documentais das mortes ao Tribunal Penal Internacional (TPI), enquanto a Rússia nega a agressão.

Ao retornar para Kiev, o assessor conversou por uma hora e quinze minutos com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um local não revelado.

Amorim disse ter proposto ao líder ucraniano um processo diplomático. A ideia é que Kiev e Moscou se reúnam em uma cidade e estabeleçam contato por meio de intermediários não alinhados a nenhum deles.

Assessor tenta limpar imagem de Lula

Celso Amorim, assessor especial de Lula | Foto: Divulgação

A viagem de Amorim à Ucrânia foi uma tentativa de “limpar” a imagem do presidente Lula. O petista causou controvérsia ao culpar os ucranianos pela guerra iniciada pela Rússia, em fevereiro do ano passado.

Durante viagem aos Emirados Árabes Unidos, em abril, Lula afirmou que “a construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por dois países”.

Créditos: Revista Oeste.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Galípolo se reúne com MST e ‘transmite’ abraço de Haddad

PRÓXIMO

Sem fumar, conheça homem que ficou bilionário vendendo papéis de fumo

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se