O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (22) que as estações de tratamento de água voltaram a funcionar no litoral norte de São Paulo após os deslizamentos, em decorrência das chuvas, que deixaram 48 mortos. Tarcísio renovou o apelo para que os turistas voltem para casa e revelou que uma das tarefas “mais difíceis” é convencer moradores de áreas de risco a saírem de casa.
Os serviços de água, luz e telefonia foram comprometidos em razão da queda de postes e do depósito de sedimentos nas estações de tratamento de água. O governador afirmou que o fornecimento está sendo normalizado e que há água mineral disponível em todos os pontos de abrigo.
“Restabelecemos 100% da água. Todas as estações de tratamento de água estão funcionando. A Sabesp está fornecedo 108 mil copos de água […]. Ninguém precisa comprar água, ninguém precisa pagar R$ 90 ou R$ 100 em água, já que estamos distribuindo”, afirmou em referência ao aumento de preço e à ganância de alguns comerciantes da região após o desabastecimento de itens básicos na região.
“Aproveitem a janela de tempo”
SP faz apelo a turistas para deixarem litoral norte
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO – 21.02.2023
Tarcísio fez um novo apelo aos turistas para que deixem a região e voltem em segurança para casa, ao aconselhar que aproveitem o clima para pegar a estrada. “A recomendação é a mesma: saiam de casa e peguem a estrada para voltar. Aproveitem a janela de tempo”, advertiu o ex-ministro da Infraestrutura.
“Ontem, quase 7.000 veículos saíram do litoral e voltaram para casa por causa da operação das nossas equipes nas estradas. Os profissionais continuam lá para que um maior volume de pessoas continue saindo”, disse.