José Dirceu não discursou no evento e se manteve discreto. A presença dele, entretanto, teria causado uma “saia justa”
Chefe da Casa Civil na primeira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um dos pivôs do escândalo do mensalão, José Dirceu compareceu nesta terça-feira a um evento da cúpula petista que contou com a presença do candidato à reeleição para a presidência da Câmara,Arthur Lira (PP-AL). Na ocasião, o filho dele, o deputado Zeca Dirceu (PT), recebia convidados em um restaurante de Brasília para celebrar o início da liderança do partido na Casa. De acordo com presentes, José Dirceu não discursou no evento e se manteve discreto. Ele aparece ao fundo, em apenas um registro compartilhado pelo partido em suas redes sociais.
No local, após cumprimentar Dirceu, Lira discursou brevemente e falou sobre a colaboração com o Executivo. Favorito para a reeleição, o presidente da Câmara trabalha para ter a maior votação da história das eleições da Casa Legislativa. O bloco de apoio a ele reúne correligionários de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação à presença de José Dirceu no evento, a deputada Maria do Rosário (PT), uma das presentes no evento, fez questão de contemporizar.
— Ele estava ali no papel de pai do Zeca, que será um grande líder na bancada. Ele estava orgulhoso de ver onde o filho chegou, não houve qualquer outra atuação, que não fosse familiar — disse.
A escolha por Zeca Dirceu para a liderança do partido, entretanto, chegou a ser vista internamente como uma forma de contemplar o ex-ministro. O petista ficou de fora da composição dos principais cargos no novo governo e nem sequer esteve entre os convidados para a cerimônia de posse. Ao GLOBO, ele disse ter preferido acompanhar a solenidade entre militantes para evitar eventuais repercussões negativas da sua presença. José Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal e também foi alvo da Lava-Jato.
Anteriormente, Zeca negou que a escolha pelo seu nome tenha tido a finalidade de contemplar o pai:
— Não há qualquer relação. A escolha ocorreu de maneira democrática. É uma honra liderar o PT na Câmara neste momento, eu cresci neste partido.
O Globo