Os preços europeus do gás natural caíram esta semana para níveis não vistos desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os contratos futuros de gás natural no primeiro mês do Dutch Title Transfer Facility, o contrato de referência na Europa, caíram nas últimas semanas para chegar ao fundo do poço abaixo de 77 euros (US$ 81,91) por megawatt-hora, um nível não visto desde fevereiro – antes do início de uma cheia escala de guerra na Ucrânia.
Na manhã de quinta-feira, eles estavam sendo negociados em torno de 81,5 euros.
No pico de agosto, os preços do gás na Europa chegaram a 345 euros/MWh, com o armamento da Rússia de suas exportações de gás natural para o resto do continente em resposta às sanções punitivas da UE e às altas temperaturas durante o verão, aumentando a demanda e restringindo a oferta. .
A alta dos preços elevou as contas de energia das famílias e alimentou uma crise de custo de vida em grande parte do continente.
No entanto, o clima excepcionalmente quente durante o inverno em grande parte do noroeste da Europa reduziu a demanda por aquecimento e permitiu que o continente reabastecesse seu estoque de gás após cortes durante várias ondas de frio nos últimos meses.
Gazeta Brasil