Artemis 1 inicia jornada de volta à Terra após missão de “Sucesso Extraordinário”

Artemis 1 inicia jornada de volta à Terra após missão de “Sucesso Extraordinário”

Foto: Divulgação/Nasa.

A espaçonave Orion ligou seus motores na quinta-feira 1º para iniciar sua jornada de volta à Terra. Com a manobra, a missão da Artemis 1 caminha para chegar ao fim.

O motor usado na missão é o mesmo modelo utilizado nos antigos ônibus espaciais. Acionado durante 1 minuto e 45 segundos, e gerando um empuxo de cerca de 6 mil libras, ele colocou a nave em uma trajetória de retorno ao planeta.

Na noite de sexta-feira 2, a espaçonave realizou uma segunda manobra para ajustar o seu caminho de volta. Em 5 de dezembro, ela fará seu último sobrevoo sobre a Lua e chegará a 128 quilômetros da superfície.

A Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) qualifica a missão como um “sucesso extraordinário”, com todos os sistemas a bordo da Orion funcionando conforme o esperado. Houve apenas um problema de comunicação, em 22 de novembro. Mas isso não afetou negativamente a missão.

“É incrível como essa missão foi tranquila”, disse o atual administrador da Nasa, Bill Nelson. “Mas isso é um teste. É isso que fazemos — testamos e enfatizamos.”

Os principais objetivos da missão foram concluídos. Faltam apenas a coleta de dados sobre a reentrada da nave na atmosfera da Terra, o procedimento de descida, o pouso no oceano e a recuperação da Orion.

A chegada está programada para 11 de dezembro, encerrando a missão de 25 dias. Ao todo, a nave percorrerá 2,3 milhões de quilômetros e atingirá a velocidade de 40 mil quilômetros durante o retorno à Terra.

Créditos: Revista Oeste.



Leia também:

Terra Brasil Notícias